domingo, 8 de maio de 2016

Acontece golpe porque a vítima contribui

    Os golpes em que criminosos enganam as mais variadas vítimas nas mais diversas ocasiões só encontram eco por causa da ganância das pessoas. A frase vem do pensamento, que serve também de alerta, do delegado assistente da Delegacia Seccional de Sorocaba, Alexandre Silva Cassola. "Se a pessoa receber alguma ligação estranha de instituição financeira, ela deve ignorar. Se ela receber uma ligação sobre facilidades em qualquer situação, ela deve ignorar. O estelionatário sempre vai jogar com a ganância das pessoas. As próprias vítimas acabam se lesando muitas vezes", explica.

    Com a esfera virtual, o delegado Cassola, que tem mais de 20 anos de carreira na Polícia Civil, vê muito mais oportunidades para se perder em tentativas de se dar bem. "Com o uso de e-mails e redes sociais, os estelionatários conseguem mais informações sobre as pessoas em que querem dar golpe. Deve-se ficar atento nesses ambientes virtuais, é muito fácil cair em facilidades construídas por eles. O melhor a se fazer é ignorar solicitações de cartões de que não houve pedido, produtos com descontos irreais que pedem dados pessoais".

    A rapidez da internet acabou diminuindo o uso de mensagens SMS de celulares. Para o analista de qualidade Tiago Ramos, 30 anos, as tentativas de golpe, chegam com frequência. "Não só eu, muita gente que conheço recebe. Vira e mexe recebo um SMS ou e-mail dizendo que ganhei prêmios ou cartões de crédito já com crédito inclusive. Não dá pra cair nessa conversa, mas pessoas mais velhas podem se confundir e achar que é verdade". O delegado Cassola afirma que o mundo virtual não é uma terra sem lei, e que há meios de investigações para se chegar aos estelionatários. 

    Reproduzida do Diário de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário