segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Aplauso a quem cumpre o dever em Salto de Pirapora

Não é de agora que sabemos da venda de drogas na região central de Salto de Pirapora, todos os dias da semana e principalmente aos finais de semana à noite, no entanto não era comentado que dentro do Clube Lumary também ocorria venda de entorpecentes. Todas camadas sociais do município comentavam sobre essa prática criminosa no centro da cidade (adquirere estupefaciente e consumire), que aumentava por não haver repressão austera e intensa.

A intervenção policial no sábado de madrugada (21/11) faz imaginar duas iniciativas dignas de aplauso, a primeira é a denúncia de cidadãos que ao saberem dos fatos entenderam o quanto essa atividade criminosa destrói uma sociedade. A segunda iniciativa merece elogio porque a Polícia Civil investigou as denúncias e após apuração fez o que deveria fazer agindo para combater o crime. Atuação inédita numa madrugada: viaturas com policiais e guardas de Salto de Pirapora, policiais de Votorantim e de Sorocaba, interditarem o quarteirão e realizarem incursão em nome da lei. 

Quem reside em Salto de Pirapora sabe muito bem que essa atual equipe da Polícia Civil age demonstrando e provando com produtividade que é compromissada com seu ofício de combater o crime levando às barras da Justiça os infratores da lei penal. Essa postura firme da Polícia Civil em Salto de Pirapora promove mais sensação de segurança e credibilidade de que existe punibilidade a qualquer infrator da lei penal. Moradores daquele município viveram décadas sentindo medo dos criminosos que lá agiam. 

Quem se lembra dos tempos em que a polícia não entrava no Bairro Teixeira? A detenção de um vendedor de droga ou de um assaltante em Salto de Pirapora no início do ano 2000 era fato raro como se fosse caso de cinema (não havia Guarda Civil). Naquela época já existia venda de drogas no centro da cidade. Os cidadãos não denunciavam porque percebiam indisposição por parte da polícia. Diziam: Não iremos denunciar porque as policias não irão apurar".  

Hoje, a situação é inversa, os cidadãos de bem naquele município enxergam o labor comprometido das Polícias e da Guarda Civil fato que os motiva denunciar os criminosos de várias maneiras (pessoalmente, por telefone e pela internet). Este jornalista sente-se a vontade para escrever esse texto porque em 2007 comandei um programa de notícias na Rádio Transversal em Salto de Pirapora e ouvi muitos cidadãos relatarem pontos negativos da segurança pública.

Atualmente leio mensagens de internautas (inbox) citando o passado e a realidade do presente concernente a segurança pública. Essa atuação da polícia reprimindo o tráfico de drogas no centro da cidade e no interior do Clube Lumary merece elogio deste Site/Blog. Os poderes constituídos e as entidades naquele município também devem emitir moção de congratulação, ou eu estou equivocado? Não estou. Quando a Polícia não atua cabe crítica, mas quando ela age merece louvor por cumprir o seu dever.


Merece Reflexão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário