sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Teatro educativo da Guarda Civil de Sorocaba visa conscientizar crianças sobre o risco de cerol

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba inicia no próximo dia 29 de Setembro as apresentações no anfiteatro da E.M. Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti, no Parque Vitória Régia, a peça teatral “O Lobo Sonhador II” de autoria de Iraci de Oliveira Camargo, grande colaboradora e maior incentivadora, adaptando um de seus maiores sucessos apresentado no ano de 2006, agora com uma nova abordagem, com temas atuais presentes no cotidiano das crianças tais como, dengue, meio ambiente, cidadania, conscientização contra o uso de cerol, higiene entre outros assuntos, sempre de forma lúdica, esbanjando alegria e descontração.

         O Teatro Infantil da Guarda iniciou com seis guardas civis em 1993, através de uma visão inovadora para a época, a oportunidade de criar um meio de aproximação com a garotada, fortalecendo o vínculo de confiança entre elas e a Instituição. Hoje após 22 anos e seguindo a tradição, o Teatro Educativo da Guarda continua sendo inteiramente realizado por integrantes da Corporação que fazem parte do Grupo de Formação Cidadã – GFC, que realizam atividades socioeducativas durante todo o ano, por meio de Palestras, Teatro de Fantoches, Palhacinhos da Alegria, Cão Terapeuta, Capoeira Cidadã, entre outras ações, tudo em conformidade com a lei 13.022/ 2014 em seu artigo 5º § XVI, que prevê como parte das competências das guardas civis desenvolverem ações de prevenção primária à violência, em total sintonia com as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, demonstrando que está no caminho certo, contribuindo com a formação de novos cidadãos conscientes e comprometidos com a comunidade. Acreditando no potencial educativo deste trabalho a Secretaria de Educação, pelo segundo ano consecutivo contribuiu através de parceria com o financiamento e logística das apresentações, tendo como público alvo todos os alunos do Projeto Oficina do Saber do Programa Escola Viva, totalizando cerca de 7 Mil alunos. 

         Segundo levantamento realizado pela Corporação, mais de 150 Mil crianças no decorrer destes anos foram atendidas pelo Teatro Infantil, apesar de um período de 5 anos (2008 à 2012)  sem apresentações.

         Foram muitos os guardas que passaram por essa equipe deixando suas marcas, dentre eles e participando desde o início o guarda Sergio Roberto Dias, que declara  que apesar de ser veterano, com mais de 27 anos de Corporação, não deixa de se emocionar a cada apresentação. E a guarda Lice Maria da Silva, que define a possibilidade de levar o conhecimento brincando com as crianças, como algo inexplicavelmente Divino, sendo uma felicidade que não pode ser medida em palavras.

 O elenco deste ano, juntamente com Sérgio e Lice, são os guardas civis, Glaucia Aparecida de Barros, Josiani Castanho Salgado Pires, Joelma Sonia da Silva Oliveira, Paulo Pena, Laerte Silva Serafim e os recém chegados à corporação os guardas André Lopes Dias, Eduardo Pereira Ribeiro Coelho, Felipe Orcine Silva que realizarão desde a  interpretação dos personagens, bem como responsáveis pela sonoplastia, figurino, iluminação entre outros.

Um dos maiores incentivadores deste trabalho e que também fez parte do grupo logo no início o Inspetor Comandante Geral Benedito da Silva Zanin, diz acreditar que através desse trabalho, proporciona uma oportunidade sem igual para as crianças, que se preparam para se tornarem os nossos futuros cidadãos.

As apresentações acontecerão de 29 de setembro a 09 de outubro e de 20 a 29 de outubro no auditório da E.M. Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti, localizada na Rua Maria Moreno Trugillano s/n – Parque Vitória Régia e excepcionalmente nos dias 14 e 15 de outubro no Teatro Municipal Teotônio Vilella, na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes s/n – Alto da Boa Vista.

Texto Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário